LigaTex
Tempo de leitura: 5 minutos

Estudo de Caso: O Desafio do Reboco Fraco, Esfarelando e Quebradiço

Aprenda sobre as armadilhas da mistura caseira de argamassa e descubra por que a Massa Pronta LigaTex é a escolha inteligente para garantir o sucesso do seu projeto de construção ou reforma.

Novas embalagens da linha de Argamassas Colantes LigaTex

Colaboradores

Picture of the collaboratorLogo of the company
Silvio César
Fundador e Diretor da LigaTex
Picture of the collaboratorLogo of the company
Bruna Stela
Designer de Produto na Shipny

Publicado em

Introdução

Este artigo faz parte de uma série de estudos de caso, onde mergulhamos em problemas reais em obras e exploramos suas causas e as melhores soluções disponíveis. Quem já se deparou com uma situação em que o reboco das paredes começa a esfarelar, criando trincas, buracos e um aspecto frágil e quebradiço? É um problema comum que pode ter diversas origens, e vamos entender como evitá-lo aqui nesse post.

O Reboco Fraco: Causas e Consequências

O reboco fraco é um desafio enfrentado em muitas construções, e seus sintomas são bem conhecidos: trincas na parede, desprendimento do reboco, esfarelamento e até a incapacidade de suportar perfurações com furadeiras e pregos, deixando a parede vulnerável e com um aspecto pouco agradável. Mas por que isso acontece?

Uma das origens desse problema é a prática de preparar a massa de reboco diretamente na obra, muitas vezes motivada pela ideia de economia. A mistura tradicional é feita com ingredientes simples, como areia, cimento e cal. No entanto, essa aparente economia pode se transformar em um custo elevado no futuro, como veremos a seguir.

A Armadilha da Mistura Caseira

Em obras residenciais, é comum ver pedreiros preparando a própria massa de reboco e para assentamento de tijolos e blocos, acreditando que essa abordagem é mais econômica. A mistura é composta por ingredientes básicos disponíveis na obra, mas a falta de precisão e de controle de qualidade nessa abordagem gera um problema significativo. A dosagem dos componentes varia consideravelmente de uma mistura para a outra, o que significa que partes da obra podem apresentar um reboco forte, enquanto outras revelam-se frágeis e sujeitas a problemas.

Porque não fazer a sua massa de reboco na obra:

  • Obra desorganizada e mais suja
  • Maior desperdícios de material
  • Maior esforço e tempo para realizar o trabalho
  • Falta de controle de qualidade e padronização
  • Problemas para instalação de elementos na parede
  • Despesas adicionais com reformas e reparos
  • O reboco fraco afeta a estética e o acabamento da obra
  • Menor durabilidade
  • Incerteza de resultado

Como evitar reboco fraco ou quebradiço: Massa Pronta LigaTex

Aqui é onde a Massa Pronta LigaTex entra em cena como a solução definitiva. Essa massa é produzida industrialmente, com rigoroso controle de qualidade e precisão na dosagem de seus componentes. Além dos elementos básicos, ela contém aditivos que conferem flexibilidade e resistência, evitando o surgimento de trincas e problemas em sua obra.

Vantagens em utilizar Massa Pronta LigaTex:

  • Qualidade LigaTex, padronizada e consistente
  • Mais resistência
  • Economia de tempo
  • Evita desperdício
  • Facilidade de uso e aplicação
  • Resultados estéticos
  • Maior durabilidade
  • Pode ser misturada com produtos de impermeabilização adicionais, oferecendo proteção contra infiltrações

    O uso da Massa Pronta LigaTex confere diversos benefícios à obra, inclusive economia. O uso de massas padronizadas diminui significativamente o desperdício de materiais na obra, ou seja, o desperdício de areia e cimento gerado pela mistura em obra é maior do que o custo de se utilizar um produto superior. Outro ponto importante é o quanto a obra se torna mais limpa, organizada e ágil. A Massa Pronta LigaTex é um produto pronto, basta adicionar água, misturar e já está pode aplicar, facilita o trabalho dos pedreiros e entrega mais resultado.

image

Soluções e Recomendações

Se você se deparar com rebocos fracos, reboco esfarelando ou reboco quebradiço em sua construção, a solução é remover o reboco problemático e substituí-lo por uma nova camada, utilizando a Massa Pronta LigaTex. Certifique-se de realizar uma boa impermeabilização do baldrame e dos tijolos antes de aplicar o novo reboco, aplique de 4 a 5 camadas do Impermeabilizante Veda Liga LigaTex, para garantir durabilidade e proteção para sua obra. Considerando que o único problema da obra seja em relação ao reboco fraco, essa abordagem garantirá uma durabilidade máxima e tranquilidade a longo prazo, mas não deixei de consultar um profissional experiente em patologias da construção, ele poderá diagnosticar o problema através de análises e visitas.

Conclusão

Reformas podem gerar grandes custos, e a substituição de rebocos defeituosos pode resultar em danos adicionais, como a danificação dos pisos e rodapés. Optar pela Massa Pronta LigaTex desde o início de sua construção é uma escolha inteligente que economiza tempo e dinheiro, além de garantir um resultado esteticamente atraente e duradouro.

Aqui, no blog da LigaTex, estamos comprometidos a fornecer soluções eficazes para os desafios comuns na construção e reforma. Continue explorando nossos artigos para mais dicas e orientações valiosas. Seja um construtor informado e prepare-se para um projeto de sucesso.

Picture of the collaboratorLogo of the company
Silvio César
Fundador e Diretor da LigaTex
O Silvio fundou a LigaTex em 2006, na época ele já tinha mais de 10 anos de experiência com materiais de construção e obras e com o propósito de oferecer produtos de qualidade e que facilitem o trabalho nas construções surgiu a LigaTex. Hoje a LigaTex já tem mais de 18 anos e é reconhecida por seus produtos de qualidade e bom atendimento.
Picture of the collaboratorLogo of the company
Bruna Stela
Designer de Produto na Shipny
Co-fundadora da Shipny Products Studio, designer de produto, formada em engenharia e atuante em diversas áreas do marketing, a Bruna é uma profissional experiente em identificar e desenvolver soluções para desafios de indústrias.

Bora colar com a LigaTex?

Simule um orçamento para sua loja agora mesmo.

É pratico e rápido, basta enviar os dados cadastrais da sua loja e pronto. Nosso time irá te ajudar a simular um pedido e te encaminhará a um de nossos excelentes representantes.

Não deixe de aproveitar os benefícios de trabalhar com LigaTex!

18 anos de experiência

Os produtos da LigaTex oferecem a qualidade e a confiança que você precisa para trabalhar com tranquilidade.

Entrega super rápida

Receba os seus pedidos em até 7 dias úteis.

LigaTex Indústria e comércio de argamassas Ltda

Rio Claro, São Paulo

Estrada Rio Claro Ajapi, 7800

(19) 99881-2611

CNPJ 08.167.168/0001-06